terça-feira, 9 de julho de 2013

Resenha: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak


Lançamento: 2007
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Paginas: 480

Quando a morte conta uma história você deve parar para ler

Um livro que comecei às cegas e que realmente me surpreendeu. Há muito tempo que não me sinto assim em relação a um livro. Este me surpreendeu do começo ao fim. O que já surpreende o leitor é a narradora da história. Sim, caro leitor, é a morte! Essa que todos tememos e que sabemos que um dia iremos encontrar. Ela conta a história da pequena Liesel Meminger, uma pequena roubadora de livros. Digamos que isso é um certo dom que a pequena tem.

A história se passa na durante a segunda guerra mundial, o que deixa o clímax da história com uma tensão maior. A mãe de Liesel, logo no começo da história, a deixa com uma família que teria melhores “condições” de criá-la. Já que a mãe, comunista, era perseguida pelos nazistas. Ao longo do livro percebemos a criação de uma verdadeira família, mesmo que torta, entre Liesel e seus pais de criação. Nessa nova cidade, junto com sua nova família e amigos, mais precisamente amigo, Liesel Meminger tem aventuras de te fazer sorrir, suspirar, chorar, torcer. O livro é um sentir no papel. Em certos momentos eu virava para a última página, onde estava a foto do autor, e gritava “Te odeio, cara!”  ou então “Ah, cara, me abraça!”. Meio louco, mas quem nunca?

O livro é uma mistura de sensações do começo ao fim, cada acontecimento te surpreende. O laço que o autor cria entre o leitor e os personagens, nunca foi tão duro me despedir de personagens desde Harry Potter. Cada vez que você vai se aproximando do fim, um aperto no peito vai surgindo, pois, só o fato de pensar que você terá que se despedir daqueles personagens é arrasador.

Enfim, posso escrever e escrever sobre esse livro, mas nunca as palavras serão suficientes para descrever cada sensação que tive a cada virar de página. Não posso falar mais sobre a história do livro, caso contrário falarei spoilers, e ninguém quer isso. Ou querem? Enfim, se quiserem é só pedir, porém não irei falar, pois vocês têm que ler o livro, simplesmente tem que ler o livro.

A nota não podia ser diferente, é claro que são cinco estrelas. Sério, leiam esse livro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário