quarta-feira, 31 de julho de 2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green

Ano: 2012
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Paginas: 288
Sinopse: Os adolescentes Hazel e Gus gostariam de ter uma vida normal. Alguns diriam que não nasceram com estrela, que o mundo deles é injusto. Os dois são novinhos, mas se o câncer do qual padecem ensinou alguma coisa, é que não há tempo para lamentações, pois, se aceitamos ou não, só existe o hoje e o agora. E assim, com a intenção de realizar o maior desejo de Hazel - conhecer seu escritor favorito - ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino: Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal-humorado escritor - a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra-cabeça onde se encontram.

Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, é possível escolher quem vai feri-lo.

A resenha de hoje é sobre um livro que todos estão acostumados a ouvir falar, mas que não deixa de ser maravilhoso.

O livro conta a história de Hazel Grace e Augustus Waters, dois adolescentes um pouco diferentes do normal. Hazel tem câncer terminal nos pulmões, ela precisa andar com um cilindro de oxigênio para todos os cantos, já que não consegue respirar direito. Já Augustos tem uma perna amputada, pois foi o único jeito de remover seu tumor. Os dois se conhecem em uma reunião de um grupo de apoio a crianças com câncer. A partir do momento em que suas histórias se cruzam, nasce um belo e puro amor.

Não vou ficar contando muito sobre a história do livro, pois sei que a maioria de vocês já está cansada de saber sobre o que se trata. Então vamos direto para a minha opinião.

A escrita do John continua apaixonante, é impossível não se apaixonar por um dos personagens (meninas podem ficar com o Gus, que eu fico com a Hazel). Apesar de tratar de um assunto pesado como o câncer, a história é leve e pesada ao mesmo tempo. É uma mistura de sensações, em um momento você vai rir e em outro chorar.

O John conseguiu não cair na mesmice de histórias do tipo. Porém eu senti que o livro seguiu o mesmo esquema de “Quem é você, Alasca?”. Mas isso não empobreceu em nada a história, que é linda e triste ao mesmo tempo.

Vou dar quatro estrelas, por conta do que citei acima, mas é um livro que eu realmente indico para todos.



2 comentários:

  1. Estou louco para ler esse livro,
    e com a sua resenha essa vontade super aumentou!

    acho que irei gostar!

    Abraço
    www.tanakuka.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe!
    Você usou a palavra certa: o livro é apaixonante! Eu tive uma relação curiosa com ACEDE porque quando o livro foi lançado, eu não me interessei por ele. O título não me chamou a atenção, na época eu nunca tinha ouvido falar no John Green então o nome dele também não contribuiu em nada, e a sinopse não me interessou, nem mesmo com todos os comentários empolgados espalhados pela blogosfera. Então eis que um amigo me emprestou o livro e disse: "Leia!" Li e amei a ponto de ter certeza que vou ler qualquer coisa do John Green que vier a ser lançada (há pouco li O Teorema Katherine e adorei também).
    Acho admirável como o autor conseguiu transformar uma história que poderia ser tão clichê em algo tão único e inesquecível.
    Abraço
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir